sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mês de Aniversário

Um ano depois a "A Poesia Quando Chega..." ama, erotiza, diversifica, invade e torna-se Pessoa!

"A Poesia quando chega..." no Projeto Livro Livre Salvador 2008 - no Iguatemi.


Foi na primavera passada que tudo começou. Workshop de poesia falada com Elisa Lucinda e Geovana Pires, da Escola Lucinda de Poesia Viva, no espaço do Ramma Restaurante Natural. Um monte de alunos verdes e sedentos de beber versos e dizer poemas. Ao final do workshop, um recital com o nome que nos batizaria: "A Poesia Quando Chega...". Reticências mesmo. Nada estava definido ou terminado, e nem está. Continuamos. Reuniões semanais, e Adélia e Quintana chegaram sugeridos pela Escola. Novo recital pronto e levado pra ouvidos e olhos atentos das pessoas que nos assistiram com tanto carinho e vibração.

Queríamos mais, queríamos ousar e começamos a ficar seduzidos com a idéia de um recital erótico. Na verdade, inicialmente ia ser um recital para o dia dos Namorados. Foi pintando amor e erotismo nos poemas. Inês trouxe para o grupo livros preciosos da biblioteca do pai. Um era de Boccage e outro de poemas eróticos de autores consagrados. Chegou também o "Amor Natural", de Drummond. A gente ia lendo e gostando. Começou a guerra: tinha poemas com três amantes, e só um deveria dizê-lo; tinha gente apaixonado por poema que o grupo vetou. Altas negociações e brigas: esse poema é MEU, eu peguei primeiro! Nada disso, eu JÁ decorei! Afinal, depois do furor inicial, cada um foi escolhendo (ou sendo escolhido por) um poema. O recital foi se delineando. Amor e erotismo não se separavam mais. E o prazer era todo nosso. Então, queríamos compartilhá-lo! Novo recital pronto. Mais apresentações. Renata criou nossa logomarca e fez um banner lindo com a nossa logo e a da Escola. É o nosso estandarte!

É preciso agradecer a todos que nos apoiaram nessa caminhada: à PaperBall Productions, que grava e produz os DVDs das nossas apresentações; à Galeria do Livro e à Saraiva MegaStore, por nos receberem sempre de portas abertas; e à Marina, por permitir que o Restaurante Ramma fosse nossa primeira casa.

Queremos fazer um agradecimento especial às nossas mestras: Geovana Pires e Emilene Lima pela disponibilidade e compromisso com que nos acompanharam neste nosso engatinhar pelo chão dos versos. Queremos expressar a nossa gratidão à sonhadora e realizadora mestra Elisa Lucinda, ela que desdobra fibra por fibra o nosso coração de aprendizes até que a poesia renasça das páginas dos livros pelo poder das nossas vozes, dos nossos gestos, da nossa emoção. Elisa que nos ajuda a dizer versos e declarar VIVA a poesia, a ela o nosso reconhecimento e a nossa mais poética gratidão!

No dia 13.09 (dia de encerramento do Workshop com Elisa Lucinda, com um lindo recital), "A poesia quando chega..." fechamos o ciclo do seu primeiro ano! Entretanto, nossas comemorações não pararam por aí: em nossas conversas por e-mails, surgiu a idéia (Salve, Eliana Mara!) que as nossas comemorações não se resumissem a um só dia, para que todos pudessem estar presentes pelo menos um dia. Então surgiu o "Mês de Aniversário"... e pegou!

Brincadeira... na verdade a agenda foi enchendo e, nem nos demos conta que coincidia com o nosso mês. Sendo assim, para dar continuidade ao nosso mês, hoje nós, do grupo "A poesia quando chega..." estamos embarcando para Itapetinga, para participar amanhã do evento PROLER, na Universidade. Estarão também conosco participantes do último workshop, que nos ajudarão a dar voz para a poesia nessa empreitada!


Ah! Dêem uma olhada em nossa agenda e, programe-se!

20/09/2008 – PROLER – Itapetinga: Diversificando...

28/09/2008 – GALERIA DO LIVRO - CASA COR: Amores Diversos – Poemas de Amor e Erotismo

29/09/2008 – Encontro GEELING/UFBA: Diversificando...

19/10/2008 – GALERIA DO LIVRO - CASA COR: Recital Fernando Pessoa

26/10/2008 – SARAIVA MEGASTORE: Recital Fernando Pessoa

Até a volta!

Nenhum comentário: